quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Reflexão da aprendizagem


Reflexão da aprendizagem
            A escola é o espaço onde se busca o conhecimento e o papel do professor é fundamental neste processo. Considerando que, toda mudança se depara com resistência, na educação não é diferente, as tecnologias estão disponíveis para o professor fazer uso dessas ferramentas no seu fazer pedagógico isso é fato.   Novas tecnologias surgem a todo o momento e nos deixam com a sensação de que estamos sempre a recomeçar. Rever nossos conceitos e práticas significa recontextualizar o que construímos em outras situações, isto é, resignificar o que já possuía algum significado anteriormente construído ou tomar consciência de hábitos automatizados sobre os quais deixamos de refletir. Afinal, somos seres pensantes e em constante processo de aprendizagem.
            Nesse contexto, faz-se necessário em primeiro lugar a mudança de atitude do professor, ele precisa tomar a iniciativa, buscar conhecimentos teóricos\ práticos e desse modo utilizar as tecnologias para a comunicação e gerenciamento de informações. Com o advento das tecnologias é urgente que as escolas estejam preparadas para esse desafio que é integrar no currículo novas ferramentas de aprendizagem, porém o descaso em preparar as escolas com equipamentos que permitam esta interação ainda é muito grande e isso é o que mais dificulta esse entrelaçamento. Apesar das dificuldades eu sou muito otimista na educação e acredito que não vai demorar para que e os professores percebam a necessidade de se preparar para acompanhar esse processo, haja vista que os alunos na maioria dominam muito bem. 
             A partir das leituras, debates e produções elaboradas no curso Pitec, no Eixo 3 pode-se dizer enquanto cursista que aprendi muito, pois estudar e trocar experiência é muito bom. O professor precisa sempre estar em busca de novas tecnologias para sua prática pedagógica, visando um ensino de qualidade. Experiências têm mostrado que as tecnologias podem trazer contribuições significativas na nossa profissão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário