ESTADO DE MATO GROSSO.
ESCOLA ESTADUAL PROFº. GERSON CARLOS DA SILVA.
DIRETOR: HIGOR ÂNGELO DOS SANTOS.
COORDENADORAS: BENEDITA VILMARIA ALVES PEREIRA.
MARIA JOSÉ DA SILVA.
PROJETO: INTERVALO
CULTURAL.
COMPONENTES:
Ivanilde Batista
Ferreira Correia.
Luciana Helena de Souza
Freitas.
Neide Gomes Xavier.
Poliana Barbosa Moreira.
BOM JESUS DO ARAGUAIA -
MT.
2010
1.
INTRODUÇÃO
O recreio escolar ou intervalo das aulas
é um momento presente na vida de todo estudante, é um momento de lazer onde os
se interagem uns com os outros. O termo lazer também designa um momento em que
o individuo busca a sua realização pessoal (NEUENFELD, 2003).
Lazer
é o tempo que cada um tem para si, depois de ter cumprido, segundo as normas
sociais do momento, suas obrigações. É o tempo vital que cada um, procura
defender, contra tudo que impede de ocupar-se consigo mesmo. É antes de tudo
liberação de cada um, seja pela diversão (NEUENFELD, 2003).
Por
falta de atividades culturais nos intervalos estas ficam restritas e os alunos
se envolvem com atividades não educativas (namoros, brigas, depredação do
espaço físico da escola, etc.) (Núcleo Verbita).
Boa
parte do intervalo é consumia com a atividade de merendar e no restante do
tempo observar-se que as atividades do recreio são sempre as mesmas e feitas
pelos mesmos alunos, o que responde a nossa duvida sobre a existência de novas
vivencias durante o intervalo (Núcleo Verbita).
Neste
curto período de tempo (15 minutos) há uma grande resistência dos professores
quando se propõe um trabalho de supervisão, direção ou orientação de
atividades, pois nenhum professor quer abrir mão dos poucos minutos de
intervalo a que tem direito, como qualquer outro trabalhador. Neste sentido,
percebe-se que as necessidades dos alunos não estão sendo consideradas
(Notícias Terra).
O
intervalo escolar faz parte do período educacional da escola e há a necessidade
da existência dele, pois, nos dias em que não há Educação Física, é o único
momento que os alunos possuem para se movimentar. Por isso, ao saírem das salas
de aula, após ficarem sentadas por
horas, eles “explodem” em
movimento. Isto é normal , pois o movimento humano está nas
bases antropológicas do homem (NEUENFELD, 2003).
A
escola deve proporcionar uma educação que vá alem dos tradicionais conteúdos de
cada uma das disciplinas, destacando-se a formação ética dos alunos.
Neste
sentido, o intervalo apresenta um amplo campo de oportunidades para o
desenvolvimento de valores morais (NEUENFELD, 2003).
No
final do século XX aponta a existência de uma crise de valores em nossa
sociedade. Não se trata somente de um tipo de valor, mas de uma espécie de
desencanto geral do adolescente contemporâneo com respeito às questões: 'em que
crer', 'o que esperar' e 'quando ter otimismo'. Há uma deserção dos valores
morais (Núcleo Verbita).
O
intervalo faz parte do projeto político-pedagógico escolar é o espelho da
situação geral da Escola e reflete os valores educacionais que permeiam a instituição
de ensino e a vida dos alunos (Núcleo Verbita).
Há a necessidade de uma intervenção
pedagógica que crie oportunidades para que todos os alunos tenham um intervalo
rico em relações sociais, criando espaço de educação para a cidadania, onde
através da cultura eles desenvolverão suas habilidades tanto vivenciadas quanto
adquiridas ao longo do tempo.
2. OBJETIVOS:
2.1.
GERAL
O Momento Cultural é uma atividade
realizada durante o intervalo das aulas, que tem por objetivo utilizar a arte e
a cultura e proporcionar oportunidades aos alunos da Escola Prof º. Gerson
Carlos da Silva a desenvolver/descobrir suas habilidades e talentos.
2.2.
ESPECÍFICOS:
Incentivar
as iniciativas artísticas dentro da escola;
Descobrir
novos talentos;
Valorizar
a arte e a cultura;
Conscientizar os alunos de que a arte, nas
suas diversas formas, é um alimento para alma;
Promover
várias atrações culturais;
Aproveitar
o intervalo de forma descontraída;
3. JUSTIFICATIVA
Observou-se que as crianças brincam
sempre da mesma coisa, uma atitude quase que doentia. Será que não deveríamos
ajudar estas crianças a se organizarem, a terem vivências diferentes e a
encontrarem prazer em outras vivências corporais?
Sendo assim, é necessário que haja
um comprometimento da instituição em que transformar o intervalo escolar em um
intervalo educativo a ser contemplado no projeto político-pedagógico da escola.
Contudo, é indispensável que toda a instituição se envolva.
Este projeto quer oferecer mais uma
possibilidade de aproveitar o intervalo de forma leve e descontraída e
consciente de que a arte, na suas diversas formas, é um alimento para alma,
através da promoção de varias atrações culturais.
Este projeto é também uma forma de
incentivar as iniciativas artísticas dentro da própria escola valorizando e
dando oportunidades aos nossos alunos e professores enriquecendo cada vez mais
a formação cultural.
4.MATERIAL
E MÉTODOS
4.1.
MATERIAL
ü
DATASHOW
ü
CADEIRA
ü
MESA
ü
MICROFONE
ü
CAIXA
AMPLIFICADA
ü
TELEVISÃO
PÁTIO DA ESCOLA
ü
COMPUTADOR
4.2
METODOLOGIA
O seguinte projeto será executado no
pátio da escola durante o intervalo, toada sexta-feira. Contará com um período
de intervalo mais longo, de vinte minutos onde, cada sala ficará responsável em desenvolver uma forma
de oficinas sob orientação de um professo, dando a liberdade para que os alunos
escolham atividade que irão desenvolver.
Na
organização das oficinas será levado em consideração o tipo de atividade que os
alunos gostariam de praticar, mas tendo-se o cuidado de buscar, e ampliar as
vivências por eles. Neste sentido, as atividades serão diversificadas,
evitando-se a exclusividade das físico-esportivas.
Fará
parte deste contexto às rodas-cantadas, danças, capoeiras, e também atividades
de cunho artístico, social e intelectual, como artes cênicas, artes plásticas, shows, etc.
Os
alunos poderão apresentar suas bandas, grupos, esportes, e também convidar
amigos para se apresentar.
5. CRONOGRAMA
ATIVIDADES
|
DIA/MÊS/ANO
|
Elaboração do
projeto
|
15/03 á 20/03
|
Apresentação do
tema a direção
|
27/03/2010
|
Desenvolvimento
do projeto será realizado nos períodos: matutino, vespertino e noturno,
sextas feiras.
|
27/03/10
á 27/07/10
|
6. RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se enriquecer cada vez mais a
formação cultural dos alunos da Escola Profº. Gerson Carlos da Silva,
possibilitando o aproveitamento do intervalo de forma leve e descontraída e
conscientizá-los de que a arte e a cultura são alimento para a alma, e
incentivá-lo a descobrir seus dons artísticos e a valorizá-los.
7. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
NEUENFELD, D. J. Recreio Escolar:
O que acontece longe dos olhos dos professores? R. da Educação Física/UEM, Maringá, v. 14, n 1, p.37-45, 1º sem.
2003.
Notícias Terra. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,O13497800-EI18288,00-Recerio+escola+melhora+comportamento+das+crianças.html. Acesso em: 02 nov.
2009.
Núcleo Verbita. Disponível em: http://www.nucleoverbita.cesjf.br/index.php/projetos/projeto-intevalo-cultural. Acesso em: 02 nov.
2009.
CULMINÂNCIA
Ok Luciana! Agora é partir para a prática do Eixo II.
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