terça-feira, 3 de julho de 2012

Projeto: Intervalo Cultural.


ESTADO DE MATO GROSSO.
ESCOLA ESTADUAL PROFº. GERSON CARLOS DA SILVA.
DIRETOR: HIGOR ÂNGELO DOS SANTOS.
COORDENADORAS: BENEDITA VILMARIA ALVES PEREIRA.
                                       MARIA JOSÉ DA SILVA.









PROJETO: INTERVALO CULTURAL.









COMPONENTES:
Ivanilde Batista Ferreira Correia.
Luciana Helena de Souza Freitas.
Neide Gomes Xavier.
Poliana Barbosa Moreira.

















BOM JESUS DO ARAGUAIA - MT.
2010




1. INTRODUÇÃO

                O recreio escolar ou intervalo das aulas é um momento presente na vida de todo estudante, é um momento de lazer onde os se interagem uns com os outros. O termo lazer também designa um momento em que o individuo busca a sua realização pessoal (NEUENFELD, 2003).
            Lazer é o tempo que cada um tem para si, depois de ter cumprido, segundo as normas sociais do momento, suas obrigações. É o tempo vital que cada um, procura defender, contra tudo que impede de ocupar-se consigo mesmo. É antes de tudo liberação de cada um, seja pela diversão (NEUENFELD, 2003).
            Por falta de atividades culturais nos intervalos estas ficam restritas e os alunos se envolvem com atividades não educativas (namoros, brigas, depredação do espaço físico da escola, etc.) (Núcleo Verbita).
            Boa parte do intervalo é consumia com a atividade de merendar e no restante do tempo observar-se que as atividades do recreio são sempre as mesmas e feitas pelos mesmos alunos, o que responde a nossa duvida sobre a existência de novas vivencias durante o intervalo (Núcleo Verbita).
            Neste curto período de tempo (15 minutos) há uma grande resistência dos professores quando se propõe um trabalho de supervisão, direção ou orientação de atividades, pois nenhum professor quer abrir mão dos poucos minutos de intervalo a que tem direito, como qualquer outro trabalhador. Neste sentido, percebe-se que as necessidades dos alunos não estão sendo consideradas (Notícias Terra).
            O intervalo escolar faz parte do período educacional da escola e há a necessidade da existência dele, pois, nos dias em que não há Educação Física, é o único momento que os alunos possuem para se movimentar. Por isso, ao saírem das salas de aula, após  ficarem sentadas por horas, eles “explodem” em movimento. Isto é normal , pois o movimento humano está nas bases antropológicas do homem (NEUENFELD, 2003).    
            A escola deve proporcionar uma educação que vá alem dos tradicionais conteúdos de cada uma das disciplinas, destacando-se a formação ética dos alunos.
            Neste sentido, o intervalo apresenta um amplo campo de oportunidades para o desenvolvimento de valores morais (NEUENFELD, 2003).
            No final do século XX aponta a existência de uma crise de valores em nossa sociedade. Não se trata somente de um tipo de valor, mas de uma espécie de desencanto geral do adolescente contemporâneo com respeito às questões: 'em que crer', 'o que esperar' e 'quando ter otimismo'. Há uma deserção dos valores morais (Núcleo Verbita).
            O intervalo faz parte do projeto político-pedagógico escolar é o espelho da situação geral da Escola e reflete os valores educacionais que permeiam a instituição de ensino e a vida dos alunos (Núcleo Verbita).
            Há a necessidade de uma intervenção pedagógica que crie oportunidades para que todos os alunos tenham um intervalo rico em relações sociais, criando espaço de educação para a cidadania, onde através da cultura eles desenvolverão suas habilidades tanto vivenciadas quanto adquiridas ao longo do tempo.               

           







2. OBJETIVOS:

2.1. GERAL

            O Momento Cultural é uma atividade realizada durante o intervalo das aulas, que tem por objetivo utilizar a arte e a cultura e proporcionar oportunidades aos alunos da Escola Prof º. Gerson Carlos da Silva a desenvolver/descobrir suas habilidades e talentos.

2.2. ESPECÍFICOS:

Incentivar as iniciativas artísticas dentro da escola;
Descobrir novos talentos;
Valorizar a arte e a cultura;
 Conscientizar os alunos de que a arte, nas suas diversas formas, é um alimento para alma;
Promover várias atrações culturais;
Aproveitar o intervalo de forma descontraída;




































3. JUSTIFICATIVA

            Observou-se que as crianças brincam sempre da mesma coisa, uma atitude quase que doentia. Será que não deveríamos ajudar estas crianças a se organizarem, a terem vivências diferentes e a encontrarem prazer em outras vivências corporais?
            Sendo assim, é necessário que haja um comprometimento da instituição em que transformar o intervalo escolar em um intervalo educativo a ser contemplado no projeto político-pedagógico da escola. Contudo, é indispensável que toda a instituição se envolva.
            Este projeto quer oferecer mais uma possibilidade de aproveitar o intervalo de forma leve e descontraída e consciente de que a arte, na suas diversas formas, é um alimento para alma, através da promoção de varias atrações culturais.
            Este projeto é também uma forma de incentivar as iniciativas artísticas dentro da própria escola valorizando e dando oportunidades aos nossos alunos e professores enriquecendo cada vez mais a formação cultural.






























4.MATERIAL E MÉTODOS

4.1. MATERIAL

ü       DATASHOW
ü       CADEIRA
ü       MESA
ü       MICROFONE
ü       CAIXA AMPLIFICADA
ü       TELEVISÃO PÁTIO DA ESCOLA
ü       COMPUTADOR

4.2 METODOLOGIA
               
            O seguinte projeto será executado no pátio da escola durante o intervalo, toada sexta-feira. Contará com um período de intervalo mais longo, de vinte minutos onde, cada sala ficará responsável em desenvolver uma forma de oficinas sob orientação de um professo, dando a liberdade para que os alunos escolham atividade que irão desenvolver.
         Na organização das oficinas será levado em consideração o tipo de atividade que os alunos gostariam de praticar, mas tendo-se o cuidado de buscar, e ampliar as vivências por eles. Neste sentido, as atividades serão diversificadas, evitando-se a exclusividade das físico-esportivas.
         Fará parte deste contexto às rodas-cantadas, danças, capoeiras, e também atividades de cunho artístico, social e intelectual, como artes cênicas, artes plásticas, shows, etc.
         Os alunos poderão apresentar suas bandas, grupos, esportes, e também convidar amigos para se apresentar.













5. CRONOGRAMA

ATIVIDADES
DIA/MÊS/ANO
Elaboração do projeto
15/03 á 20/03
Apresentação do tema a direção
 27/03/2010
Desenvolvimento do projeto será realizado nos períodos: matutino, vespertino e noturno, sextas feiras.
 27/03/10 á 27/07/10












































6. RESULTADOS ESPERADOS

            Espera-se enriquecer cada vez mais a formação cultural dos alunos da Escola Profº. Gerson Carlos da Silva, possibilitando o aproveitamento do intervalo de forma leve e descontraída e conscientizá-los de que a arte e a cultura são alimento para a alma, e incentivá-lo a descobrir seus dons artísticos e a valorizá-los.












































7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NEUENFELD, D. J. Recreio Escolar: O que acontece longe dos olhos dos professores? R. da Educação Física/UEM, Maringá, v. 14, n 1, p.37-45, 1º sem. 2003.


Núcleo Verbita. Disponível em: http://www.nucleoverbita.cesjf.br/index.php/projetos/projeto-intevalo-cultural. Acesso em: 02 nov. 2009.
  





































CULMINÂNCIA







segunda-feira, 2 de julho de 2012

Reflexão sobre aprendizagem.


Ref

                                           Reflexão da aprendizagem

               A partir das leituras, debates, indagações e produção elaborada no curso PITEC (elaboração de projeto), pode-se dizer enquanto cursista que aprendi muito, sendo de grande valia estudar e trocar experiência, pois o professor precisa sempre esta em busca de novas metodologias para praticar com seus educandos, visando um ensino de qualidade através principalmente das tecnologias, propor novos projetos que sejam motivadores para os alunos e comunidade escolar. Porque através de projetos pode-se motivar-los para que tornem autores de sua aprendizagem, sujeito ativos e participantes.

Banco de Projetos


Roteiro

1.Nome do cursista: Luciana Helena de Souza Freitas.
2.Identificação do local: nome da escola: Escola Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva. série: 2º Ciclo, 3º Ciclo.

 número de alunos: 650 Alunos número de professores:18  Professores
áreas de conhecimentos: Linguagem, Humanas e Ciências da Natureza e Matemática.
3. Título do projeto: Intervalo Cultural.
4.Características do Projeto: Interdisciplinar
5. Descrição geral: Este Projeto – Intervalo Cultural – Desenvolve todos as áreas do conhecimento e criatividade de nossos educandos, bem como estimula a participação de toda a comunidade escolar, sendo desenvolvido nos três períodos de aulas.
6. Tecnologias utilizadas: DVD, CD, TV, DATASHOW E NOTEBOOK.
7. Comentários: Este projeto desenvolvidos com nossos alunos teve um bom aproveitamento, pois tivemos grande aceitação e participação de todos.